REGIMENTO IPIRANGA 
 

O Regimento Ipiranga é uma das mais tradicionais Unidades de Infantaria que glorificam o Exército Brasileiro.
O Regimento Ipiranga foi criado pelo Decreto n º 6.971, de 4 de junho de 1908, através da Ordem do Dia Ministerial do Marechal Hermes da Fonseca, n º 137, de 30 de novembro de 1908, transcrita na Ordem do Dia n º 25, de 22 de março de 1909, do General Belarmino de Mendonça, Inspetor da 5 ª Região Militar.
O 6 º Regimento de Infantaria foi instalado, em 22 de março de 1909, no quartel do Bairro Soledade, em Recife, capital do Estado de Pernambuco, sendo o primeiro comandante o Major Arthur Parente da Costa. Em Recife ficou sediado até 7 de maio de 1909.
De Recife o 6 º RI deslocou-se para a Capital Federal, no Rio de Janeiro, ficando adido ao 1 º RI, sob o comando do Capitão José da Costa Vilar, com efetivo de 18 Oficiais e 467 Praças. Na Capital permaneceu de 12 de maio a 5 de junho de 1909.
Da Capital Federal foi transferido para Curitiba, onde ocupou sede provisória do quartel à Praça Euphrasio Correia, tendo assumido o Comando da Unidade o Coronel Júlio Fernando Barbosa em substituição ao Comandante Interino Capitão José da Costa Vilar. Esta transferência para Curitiba ocorreu em 7 de junho de 1909.
Em 30 de agosto de 1910 0 6 º RI ocupou nova sede em Curitiba à Rua América, ficando subordinado à 2 ª Brigada Estratégica.
Em 1914, por ocasião da rebelião de fanáticos no Contestado, na região disputada pelos Estados do Para na e Santa Catarina, o 6 º RI exerceu o principal papel na repressão dos rebeldes, tendo tomado parte em inúmeros combates, chegando a perder três oficiais, vários sargentos e muitas praças.
Em 13 de julho de 1915 o 6 º RI foi desativado e os seus quadros transferidos para os 4 º e 5 º RI.
De acordo com o Plano de Remodelação do Exército (Reforma do Ministro da Guerra General Caetano Faria), o 6 º RI foi reorganizado e em 11 de fevereiro de 1918, foi transferido para São Paulo, passando a ocupar provisoriamente o quartel à Alameda Ribeiro da Silva, n º 24, Campos Elíseos, tendo como Comandante Interino o Coronel Antonio Pereira Leitão da Silva.Transferência para CaçapavaO Exército, por empenho e interesse do Prefeito Municipal e Presidente da Liga Municipal Patriótica Dr. José Pereira de Matos para instalar o 6 º RI em Caçapava, adquiriu pela importância de 120 contos de réis o antigo casarão da fábrica de Tecidos São José, da Companhia Industrial Ltda. (que funcionou até 1910).
A supervisão das obras de adaptação ficou a cargo do Serviço de Engenharia da 2 ª Região Militar. As obras foram empreitadas e executadas pelos senhores Boaventura da Silva Mineiro, Joaquim e o irmão José da Silva Mineiro, portugueses, radicados em Caçapava e excelentes construtores. As obras foram concluídas em 1919, no comando do Comandante da 2 ª Região Militar o General Luiz Barbedo.
O 6 º RI, às 16:00 horas do dia 13 de março de 1918 e procedente de São Paulo, desembarcou na estação férrea, onde foi recebido calorosamente pelas autoridades e o povo.
O Prefeito Municipal Dr. José Pereira de Matos saudou e apresentou as boas vindas à Unidade.
O Coronel José Aniano Bezerra Cavalcanti foi o primeiro comandante do 6 º RI em Caçapava, tendo recebido o Comando do Coronel Antonio Pereira Leitão da Silva, Comandante Interino.
O 6 º RI foi desativado em 10 de julho de 1932 pelo Governo Vargas, em decorrência da Revolução de 1932, mas a Unidade sob o comando do Coronel Andrade, continuou lutando por São Paulo pela reconstitucionalização do país.
Em 14 de novembro de 1932 o 6 º RI foi reorganizado e reativado sob o comando interino do Capitão Boanerges Marquesi.

 

CAMPANHAS MILITARES DO 6º RI

Guerra do Paraguai

O 14 º BC – 1865, do Ceará, um dos formadores do 18 º Batalhão do 6 º RI, participou da Guerra do Paraguai e tomou parte em numerosas batalhas.

Campanha do Contestado (1912-1915)

Movimento armado de jagunços e fanáticos em área litigiosa entre os Estados do Paraná e Santa Catarina que ameaçou a ordem interna do país.

Revolução Constitucionalista (9 de julho de 1932)

Teve um papel importante e destacado na Revolução de 1932, lutando por São Paulo pela reconstitucionalização do país.

Combate à Intentona Comunista

O comando do 6 º RI debelou foco comunista de alguns sargentos e praças, ligados à Intentona Comunista, que ameaçou a unidade. Os implicados, após inquérito policial militar, foram expulsos do Exército.

Campanha na Itália na 2 ª Guerra Mundial (1939-1945)

O 6 º RI, após intensos preparativos para a guerra, embarcou por ferrovia, no período de 9 a 19 de março de 1944, com destino ao Rio de Janeiro a fim de ficar em condições de partir para lutar na campanha da Europa.
A Unidade integrou a 1 ª Divisão de Infantaria Expedicionária. Desembarcou, a 16 de julho de 1944, no porto de Nápoles, na
Itália.
O 6 º RI foi a primeira unidade brasileira a entrar em posição e cumprir missão de combate, em 15 de setembro de 1944, na região de Vicchiano. Prosseguiu para o norte da Itália em busca de contato com o inimigo. Após inúmeros combates, finalmente, o 6 º RI participou e apoiou o 1 º RI na brilhante vitória em Monte Castelo (21 de fevereiro de 1945).
Abrindo as linhas de defesa alemã, o 6 º RI prosseguiu com ações vigorosas e ocupações, iniciando a perseguição na fase final para destruir as forças inimigas alemãs. Prosseguiu em ataque convergente para o cerco e combate de Fornovo Di Taro (28 a 30 de abril de 1945) que resultou na espetacular vitória ao render pelas armas a 149 ª Divisão de Infantaria Alemã.
O 6 º RI foi a Unidade da FEB – Força Expedicionária Brasileira com maior número de missões de combate nos campos da Itália.

Revolução de 31 de março de 1964

Teve participação ativa e se destacou, deslocando-se até a região de Queluz SP, onde ocupou posição e lançou patrulhas por vários eixos em defesa da democracia, da ordem e do princípio da autoridade.

O DIA DO REGIMENTO IPIRANGA

É consagrado o dia 22 de março o aniversário do 6 º RI, como tradição da Unidade, seus feitos heróicos, a sua integração, o orgulho e carinho dos caçapavenses para com o Regimento.

MUSEU DO IPIRANGA

O Museu do Ipiranga contém valioso relicário histórico que mantém a história, a memória e as tradições da gloriosa unidade. O museu foi fundado a 22 de março de 1946.

ORGANIZAÇÃO ATUAL

6 º Batalhão de Infantaria Leve – 6 º BIL

A Unidade, na sua evolução, passou por várias transformações, reorganizações e designações, mantendo as tradições e integração da Unidade com a Comunidade Caçapavense.