conhecendocpv CAÇAPAVA – CIDADE
SIMPATIA

A cidade de Caçapava, situada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, possui pouco mais de 80 mil habitantes. É uma cidade pequena, mas com vários atrativos.
No centro da cidade temos a Praça da Bandeira, nela podemos admirar a Fonte Luminosa e o Coreto. Várias apresentações artísticas são realizadas aqui.
A Igreja de São João Batista e o Mercado Municipal são outros pontos bastante visitados.

O TURISMO em Caçapava, é um atrativo da cidade que está começando a ganhar força no Vale. Temos Pousadas, Alambiques, e até um Aeroclube, entre outros. Veja mais na parte destinada ao Turismo.O comércio de Caçapava é um ótimo lugar para se fazer compras, além das lojas que se encontram nos Calçadões da cidade (7 de Setembro e Cap. João Ramos), temos várias outras opções. Temos também uma rica feira de artesanato, que fica em exposição na Praça da Bandeira nos dias de Sábados. Podemos encontrar diversos tipos de trabalhos: artes em madeira, argila, cerâmica, pinturas a óleo, etc. conhecendocpv2
conhecendocpv7 A Taiada é um doce típico da cidade, feito de melado de cana, farinha de mandioca e gengibre. De origem portuguesa, a Taiada era usada antigamente como adoçante para o café, pois o açúcar era muito caro. É um doce tão Caçapavense, que quem nasce aqui é conhecido como Taiada”.
No Corpus Christi celebrado na 5ªf seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, recordamos a instituição da Eucaristia quando Jesus transformou o pão e vinho em seu Corpo e Sangue, durante a Última Ceia.
O que marca a Festa de Corpus Christi são as procissões quando ocorrem as ornamentações das ruas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, pó de café, etc. Desenhos são elaborados nessa ornamentação com figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes vistosos e admirados pelos que acompanham as procissões.
conhecendocpv9
conhecendocpv10
O momento mais solene da festividade de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia católica.De ponto em ponto, há uma parada, quando, então, se entoam cânticos tradicionais.
Segundo a liderança romana, as ornamentações são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todas as pessoas. Representa uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.