Broncas: como repreender o pet de forma correta

19 fevereiro 2017
Comments 0
Category Fitness
19 fevereiro 2017, Comments 0

Por Karina Pongracz, adestradora da equipe Cão Cidadão.

 

Ninguém gosta de dar broncas no animal de estimação, não é mesmo? Mas as correções são necessárias para evitar que os maus comportamentos se repitam.

 

Nenhuma bronca deve assustar ou machucar o peludo. As ferramentas mais comuns para as correções são os sprays de água, lata com moedas, molho de chaves. Entretanto, esteja atento à sensibilidade do seu animal. A ideia da bronca é impedir os comportamentos errados e não punir o animal por ter feito algo. Por exemplo, utilize o borrifador quando o cão fizer menção de subir no sofá, para interromper, e não depois que ele já subiu.

 

Um detalhe importante: premie o cão se ele não subir mais no sofá. Sempre que possível, recompense-o pelo bom comportamento. Não espere ele fazer algo de errado para, então, dar a bronca.

 

Broncas tardias não funcionam. Não adianta tentar ensinar o animal depois que chegar em casa e ver algo destruído! Neste caso, uma dica é usar um spray repelente para ambientes com gosto amargo, que pode ser borrifado nos objetos e deverão impedir que o cachorro morda ou roa os móveis, por causa do gosto desagradável.

 

Uma outra dica bacana é ensinar o conceito do NÃO para seu pet! Coloque um pedaço de petisco no chão e toda vez que o cão tentar pegar, impeça, segurando-o pela guia, fazendo uma barreira com a mão e falando o NÃO. Repita o treino e, se o cão desistir de roubar o petisco, recompense-o com outro pedaço. Assim, ele entenderá que quando você fala NÃO, ele deve parar o que está fazendo.

 

No caso de cães medrosos, devemos tomar cuidado para não assustá-los. Use objetos e técnicas que causem somente um pequeno desconforto, não um susto. É importante, nesses casos, contar com a ajuda de um profissional, para avaliar a conduta mais adequada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>