Um novo cãozinho em casa

6 agosto 2016
Comments 0
Category Fitness
6 agosto 2016, Comments 0

Por Nathalia Camilo, adestradora da equipe Cão Cidadão.

 

Finalmente o grande dia chegou! Agora, um novo integrante acaba de entrar para a família e passará a alegrar a vida de todos. Mas, como se programar para receber esse novo amigo?

 

Algumas dicas simples podem ajudar muito nos primeiros dias do filhote na casa nova:

 

O filhote vai precisar de vasilhas para tomar água e comer (é importante verificar o tamanho dele, para adquirir potinhos compatíveis). O local onde a comida ficará influencia muito nos treinos de xixi e coco no local correto, já que, a maioria dos cães, não se alivia perto da onde dorme e se alimenta.

 

Por isso, escolha o local do banheirinho e mantenha a comida e a cama mais afastadas.

 

Procure manter a alimentação que o filhote já estava acostumado no antigo lar ou no petshop em que estava, pelo menos nos primeiros dias e, se for necessário trocar, procure o veterinário para realizar a substituição de forma correta e gradativa. Não deixe o alimento à vontade, pois insetos podem pousar ou passar pela ração e levar doenças ao bichinho. Já a água deverá ficar disponível.

 

O cão deve ir para a nova casa de preferência durante o dia, para que ele possa se habituar com o novo lar, antes da hora de dormir. Se puder, passe bastante tempo com ele, principalmente se ele for dormir longe de você. Acostume-o a ficar no local onde vai repousar, brinque, dê comida, faça pequenas separações durante o dia e não o recompense, caso comece a chorar por você deixá-lo sozinho. Espere ele parar de chorar e volte a brincar. Dessa maneira, ficará mais fácil que ele se mantenha calmo.

 

A nova cama ou casinha deve ser apresentada ao filhote de forma leve e divertida: jogue alguns grãos de ração dentro e espere o filhote buscar. Você pode estimulá-lo com brinquedos, mas nunca o force. É bom que você peça para o, até então, responsável pelo filhote, deixar você levar para a casa um pano que tem o cheiro da mãe e dos irmãos do peludinho, para que ele não sofra nesses primeiros dias quando estiver dormindo. Dessa forma, o cheiro dos irmãos irá acalmá-lo durante o período de adaptação no novo lar.

 

Tenha paciência com seu filhote e evite broncas e gritos, para não o deixar mais inseguro e com medo de situações novas. Prefira levá-lo para casa com, no mínimo, 45 dias de vida (o ideal são 60 dias na ninhada), para que ele possa ter experiências necessárias, que irão ajudá-lo na sua formação social e psicológica. Uma separação precoce pode trazer problemas comportamentais para o resto da vida.

 

Por último, mas não menos importante, o filhote deve ter brinquedos para que ele possa se distrair nos momentos em que você não estiver por perto. Apresente os brinquedos para ele e ensine-o a brincar. Assim, ele terá menos chances de escolher seus móveis e pertences como passatempo.

adestradora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>